Itens irão compor o sistema de ancoragem da unidade flutuante
A OSX, empresa do Grupo EBX que atua no setor de equipamentos e serviços para a indústria offshore de petróleo e gás natural, informa que chegaram ao Brasil as amarras que irão compor o sistema de ancoragem do FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e descarga de óleo e gás) OSX-1. As amarras foram fabricadas na Espanha e são compostas de dez tramos – unidade formada por uma abóbada (construção em forma de arco) – de 720 metros, diâmetro de 132 milímetros e peso total de 2500 toneladas.
O sistema de ancoragem é baseado em uma bóia submersa desconectável, o que permite a pré-instalação tanto do sistema de fundeio –estacas, amarras e cabos – quanto das linhas flexíveis do sistema de produção antes da chegada do FPSO. Isso permitirá a conexão da unidade, abreviando o tempo necessário entre a chegada do OSX-1 no Brasil e o início de sua operação.
A unidade flutuante será fretada à OGX, empresa que também pertence ao Grupo EBX e atua no setor de exploração e produção de óleo e gás natural, para operação na Bacia de Campos (RJ). Conforme contrato firmado entre as empresas em 2010, o fretamento desse equipamento terá duração de 20 anos.