Equipamento movimentará granéis e prestará suporte às operações a fim de manter o crescimento computado no primeiro semestre
O Porto do Rio Grande recebeu ontem, dia 05 de agosto, o guindaste sobre-rodas da marca Gottwald, modelo HMK 26EG, adquirido pelo operador portuário Vanzin Serviços Aduaneiros que o aplicará nas movimentações de granéis sólidos.
O guindaste possui 340 toneladas e tem capacidade de içamento máxima de 100 toneladas, com produtividade média de 1.000 toneladas/hora. Para operação de granéis sólidos o guindaste é dotado de um "grab" com capacidade média de 25 toneladas por ciclo. O novo equipamento possui uma capacidade quase cinco vezes maior do que a dos atuais guindastes sobre trilhos do Porto Novo.
De acordo com o diretor da Vanzin Serviços Aduaneiros, Leonardo Vanzin, com o novo guindaste a empresa oferecerá um serviço mais ágil, diminuindo o tempo de embarque e desembarque de mercadorias. Já o superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, salienta que investimentos como esse mostram que o porto rio-grandino está sempre buscando oferecer um melhor serviço a seus clientes. “Outros operadores estão apresentando interesse em instalar guindastes no Porto Novo. Com isso, passaremos a contar com equipamentos mais ágeis”, diz
De acordo com Ramis, atualmente a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) possui cinco guindastes sobre trilhos – dois para 12 toneladas, um para 9 toneladas e dois para seis toneladas – que serão desativados até 31 de dezembro deste ano. Dessa maneira, lembra, apenas os guindastes sobre rodas permanecerão em funcionamento, como é o caso deste novo e de outros dois guindastes para 100 toneladas que já estão instalados no porto.
A montagem do novo guindaste deverá levar três semanas e será realizada por cinco técnicos da empresa alemã Gottwald. Após concluída, os técnicos farão os primeiros testes e posteriormente liberarão o equipamento para operação.
Desempenho
Os investimentos realizados em Rio Grande já trazem reflexos positivos nos números operacionais neste primeiro semestre. Ao todo, o porto rio-grandino operou 14.112.520 toneladas, crescimento de 14,8% em relação a 2009. A movimentação foi a maior da história do porto gaúcho para o período referente aos seis primeiros meses do ano. Até então, o recorde era de 2008, quando no mesmo período foram importados e exportados 13.325.400 toneladas.
Os embarques foram responsáveis pelo maior volume, 9.225.920 toneladas, com alta de 4,5%. Já os desembarques se destacaram pelo crescimento de 12,2%, atingindo 4.883.933 toneladas. Por segmento de carga todos os setores registraram incremento: granel sólido (16,7%), carga geral (16%) e granel líquido (5%).
Os embarques de cereais somaram 5.382.756 toneladas, alta de 2,1%. Entre as cargas com maior incremento neste setor estão o trigo, com 27,5% (883.773 toneladas) e o farelo de soja, com 21,5% (1.056.941 toneladas). Também foi registrado acréscimo na movimentação de óleo de soja (17,2%) atingindo 202.423 toneladas. Outro destaque foi a cevada que chegou a 24.793 toneladas, enquanto que no primeiro semestre de 2009 essa carga não foi operada. Na contramão do crescimento ficaram os embarques de arroz (-41,6%), de milho (-19,8%) e de soja em grão (-5,1%). A baixa de algumas mercadorias deve-se ao escoamento lento da safra de grãos do estado do Rio Grande do Sul.
Os desembarques de cereais obtiveram saldo positivo, aumento de 5%, somando 762.328 toneladas. Os destaques ficaram com o farelo de soja crescimento de 285% (286.925 toneladas) e com o óleo de soja que registrou acréscimo de 282,4% (49.331 toneladas). As quedas foram registradas nos desembarques de arroz (-84%) e de trigo (-54,3%).
A movimentação de contêineres também cresceu, com aumento de 7,2%, totalizando 315.290 TEUs, contra 293.954 TEUs obtidos no primeiro semestre de 2009. Outro setor que teve alta foi o de embarcações que contabilizou 1.602 unidades (5,6%). A cabotagem alcançou o maior crescimento, 51,9% (310 embarcações), seguida pela navegação interior (4,6%). Apenas as embarcações de longo curso registraram índice negativo (6,8%).
Para o superintendente, os números apontam que o ano deverá fechar com uma movimentação próxima dos 30 milhões de toneladas, ultrapassando a marca histórica de 26,7 milhões de toneladas obtida em 2007. “Para os próximos anos acreditamos que o porto terá um grande incremento na movimentação chegando em 2015 na marca dos 50 milhões de toneladas. Isso deverá ser alcançado principalmente pelos investimentos em infraestrutura, como o aprofundamento do calado, e na implantação de novos terminais”, afirma.
Foto: Alan Bastos