Terminal catarinense terá sua profundidade ampliada para 14 metros
A Secretaria de Portos (SEP), por meio de seu diretor de Planejamento Portuário, Jorge Luiz Zuma e Maia, dará início nesta sexta-feira, dia 09 de julho, a mais uma obra de dragagem de aprofundamento, prevista no Programa Nacional de Dragagem (PND), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desta vez, o Porto de São Francisco do Sul (SC), situado na Baía de Babitonga, terá sua profundidade ampliada dos atuais 12 metros para 14 m.
Orçada em R$ 97,9 milhões, a obra, realizada pelo consórcio Van Oord-Boskalis, consiste em realizar o processo de dragagem (retirada de sedimentos) e derrocagem (retirada de pedras). Ao todo, serão dragados 4,3 milhões de metros cúbicos.
Dois grandes equipamentos estão sendo deslocados para a execução dos trabalhos: a draga Sea Way, vinda de Buenos Aires, com 13.255 metros cúbicos de cisterna, que fará a dragagem do canal externo e interno em seis meses; e a draga Hippopotes, de 1600 KW, que irá retirar o material que será perfurado e detonado, na segunda fase.
O Porto de São Francisco do Sul é um dos principais pontos de entrada e saída de mercadorias do Sul do Brasil. Diante disso, os investimentos irão beneficiar a infraestrutura do porto, com reflexos diretos na situação econômica da região.