Profundidade no local passará de 14 para 18 metros
O Porto do Rio Grande iniciou, ao final do mês de janeiro, a dragagem no canal externo do porto – fora dos Molhes da Barra. No local, a profundidade que hoje é de 14 metros passará para 18 metros. A previsão é que a obra seja concluída no próximo mês de abril. No final do mês de janeiro foi finalizada a dragagem de 14 metros para 16 metros do canal interno do Porto, do píer petroleiro à raiz dos Molhes da Barra – Superporto. As dragagens estão sendo executadas pelo consórcio formado pelas empresas Odebrecht Serviços de Engenharia e Jan de Nul do Brasil Dragagem.
Os trabalhos no terminal gaúcho tiveram início no dia 23 de agosto do ano passado pelo trecho quatro, da raiz até a ponta dos Molhes da Barra, que também passou a contar com 16 metros de profundidade. Após isso, foi realizada a dragagem no trecho cinco, do píer petroleiro até a raiz dos Molhes da Barra (Superporto). Agora a draga está atuando no trecho três e, na sequência, executará a dragagem nos trechos dois e um, todos fora dos Molhes da Barra e onde a profundidade passará dos atuais 14 metros para 18 metros.
Obra
A draga Juan Sebastián de Elcano, responsável pela dragagem, possui capacidade para armazenar 16,5 mil metros cúbicos de sedimento. Após a conclusão, no momento em que for constatado algum ponto de assoreamento, o consórcio ficará responsável por executar, por um prazo de dois anos, a dragagem de manutenção dos canais.
A obra conta com investimento de R$ 196 milhões, sendo R$ 147, 5 milhões por parte do Governo Federal (Secretaria Especial de Portos), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e R$ 48,5 milhões por parte do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Conforme contrato, ao todo deverão ser removidos na dragagem de aprofundamento 17 milhões de metro cúbicos de sedimento.