Durante quatro meses serão retirados 100 mil metros cúbicos dos acessos aquaviários
O ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito anunciou ontem, dia 25 de junho, a publicação no Diário Oficial da União do recebimento das propostas de contratação das obras de dragagem de aprofundamento, incluindo a derrocagem, dos acesos aquaviários ao Porto de Vitória. Com isso, a SEP lança o 11º edital com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinados ao Programa Nacional de Dragagem (PND).
A notícia foi divulgada durante a assinatura do Protocolo de intenções entre a SEP, o governo do Estado, a prefeitura e a Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa) que irá viabilizar os estudos sobre a construção de um porto de águas profundas no Estado, situado próximo ao Porto de Tubarão.
A obra, que totalizará R$ 117 milhões, aprofundará o porto que opera com 6,5 metros a 11 metros conforme o trecho para 14 metros. Já o canal, atualmente com profundidade entre 70 metros e 120 metros, contará com 120 metros em toda sua extensão. A previsão é que a dragagem seja realizada em quatro meses e retire cerca de 100 mil metros cúbicos.
De acordo com Brito, após as obras o Porto de Vitória poderá concorrer em iguais condições aos demais do Brasil, além de dar total segurança na navegação, hoje comprometida pelo estreitamento do canal.
www.portosdobrasil.gov.br