Local contará, ao final das obras, com 285 metros
Entrou em operação no último final de semana parte do novo berço de atracação do Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi), denominado APMT1, no Porto de Itajaí (SC). Nesta primeira fase, o berço conta com 215 metros de extensão. Quando concluído, ao final do mês de maio, terá 285 metros, aumentando para 1.000 metros a extensão do cais no porto catarinense. O valor aplicado na estrutura não foi revelado. Vale lembrar que o local será utilizado para a movimentação de qualquer tipo de carga.
Segundo o superintendente do Teconvi, Walter Joos, as obras desta etapa no berço foram finalizadas em dezembro de 2008, mas o local ainda não contava com a profundidade adequada para receber os navios. À época, a profundidade era de oito metros. Agora, com a desobstrução da área, o que aumentou o calado para dez metros, o berço está apto a operar.
As modificações não param por aí. Até o início do segundo semestre, a profundidade deve chegar a 11 metros e, assim, permitir a entrada em operação de dois portêineres post-panamax. A expectativa é que o berço movimente 100 contêineres por hora após a introdução dos equipamentos. O investimento nos portêineres também não foi divulgado.