Introdução de novos portos é a novidade
A NYK Line anunciou, no último dia 18 de março, mudanças em três serviços oferecidos no Brasil, o transporte de contêineres ANS (Costa Leste da América do Sul – Costa Leste dos Estados Unidos, por meio de transbordo) e NHX (Costa Leste da América do Sul – Ásia) e o Transporte RoRo. De acordo com o gerente da Filial de Santos (SP), Elmer Justo, as alterações foram realizadas uma vez que o mercado mundial está se adaptando às novas condições comerciais. “Estamos trabalhando para atender e suprir as demandas com competitividade e qualidade de acordo com as tendências”, resume.
O serviço ANS, que utiliza seis embarcações, oferecerá novos portos em sua rota. O ponto de partida será Caucedo, na República Dominicana, e passará pelos portos de Houston e Nova Orleans, nos Estados Unidos, Altamira (PA) e Veracruz (RS).
Já no NHX serão oferecidos dez navios com capacidade para 4.250 TEUs cada que cobrirão os portos de Xangai (China), Ningbo (China), Hong Kong, Shekou (China), Singapura, Santos (SP), Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Navegantes (SC), Paranaguá (PR), Santos, Rio de Janeiro, Cape Town (África do Sul), Singapura, Hong Kong e Xangai.
O transporte RoRo – transporte de veículos, maquinários e cargas em geral –, oferecido com cinco navios a partir da Costa Lesta da América do Sul, foi ampliado para atender também Baltimore, na Costa Leste dos Estados Unidos, e Oriente Médio a partir de Houston. Os novos portos atendidos no oriente são Jedah (Arábia Saudita), Aqaba (Egito), Hodiedah (Iêmen), Muscat (Oman), Jebel Ali (Emirados Árabes Unidos), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Doha (qatar), Bahrain, Dammam (Arábia Saudita) e Kuwait.
O volume movimentado nas rotas e mais detalhes operacionais não são informados pelo gerente.