Reforma de guindastes e início da dragagem são as iniciativas
O Porto Novo do Rio Grande colocou em operação novamente, no início do mês de março, o guindaste elétrico sobre trilhos nº 13, equipamento com capacidade de içamento de 6,3 toneladas. Em reforma há um ano, a máquina recebeu investimentos de aproximadamente R$ 940 mil, disponibilizados por meio dos Programas de Estruturantes do Governo do estado do Rio Grande do Sul. Para este ano, serão revitalizados outros três guindastes, com investimentos de aproximadamente R$ 6 milhões.
A obra do guindaste 13 incluiu a recuperação da pintura e de toda a parte mecânica e elétrica. Entre as peças trocadas, destaque para as que integravam a sala de máquinas e a cabine de comando.
De acordo com o superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, já estão sendo tomados os procedimentos necessários para encaminhar à Central de Licitações do Estado (Celic) a abertura de edital a fim de contratar a empresa responsável pela reforma do guindaste de nº 33, com capacidade para 12 toneladas. O investimento na ação é de R$ 2,9 milhões. A previsão é que a reforma seja iniciada no final do mês de maio e concluída após um ano.
Além disso, outra obra que será contratada pela Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) é a reforma de parte do guindaste de n° 15, com capacidade de içamento de 6,3 toneladas. A verba estipulada para esta reforma é de R$ 15 mil. A expectativa é que também ao final do próximo mês de maio as modificações no equipamento comecem. A conclusão está marcada para o mês de agosto.
Há outras melhorias em andamento, como a reforma da cábrea
Acre (guindaste flutuante), de propriedade da Suprg, que possui capacidade de içamento de 100 toneladas. O investimento é de R$ 2,8 milhões e inclui, entre outros trabalhos, o jateamento, pintura geral, reforma dos motores, troca de peças e chapas. Os trabalhos foram iniciados no último dia 5 de março e deverão estar finalizados após 12 meses.
Hoje o Porto Novo atua com dez guindastes, sendo dois com capacidade de até 104 toneladas, três com 12 toneladas, dois guindastes com 12,5 toneladas, um com 10 toneladas e dois com 6,3 toneladas.
Dragagem
Ainda em Rio Grande, foi anunciada, na última terça-feira, dia 10 de março, a execução das obras de dragagem de aprofundamento dos acessos aquaviários. A Concorrência Pública Internacional SEP/PR nº 3/2008 teve como vencedor o consórcio formado pelas empresas Odebrecht (brasileira) e Jan de Nul (holandesa). O investimento chega a R$ 200 milhões, dos quais 25% são oriundos do tesouro do estado.
A obra, que deve ser iniciada em 60 dias, prevê o aprofundamento do canal de acesso no porto gaúcho, de 14 para 18 metros no canal externo (fora dos molhes da barra, com 12.974 metros de comprimento) e de 14 para 16 metros no canal interno (entre os molhes e o píer petroleiro, com 11.700 metros de extensão).
Segundo informações do porto, com o aprofundamento o terminal rio-grandino terá um dos maiores calados do Brasil e do Mercosul. Hoje, os navios que operam no local (pós-panamax) não utilizam sua capacidade máxima de carga devido ao calado. Além disso, a obra habilita o Porto do Rio Grande a captar, concentrar e tratar cargas oriundas da Bacia do Prata, como grãos da Argentina, Paraguai e Bolívia, minério de Mato Grosso do Sul e da Bolívia, madeiras do Uruguai e contêineres da Argentina, Uruguai e
Paraguai.
Além da contratação da dragagem, o governo Estadual promove, por meio da Celic, o processo licitatório de Concorrência Internacional para contratação de serviços de dragagem de manutenção continuada dos canais de acesso ao Porto do Rio Grande por um prazo de cinco anos. O trabalho compreende na dragagem de manutenção dos canais de acesso ao Porto do Rio Grande e ao Porto Novo, bacia de evolução do Porto Novo e canal do Norte. A estimativa é que somente neste ano sejam necessários investimentos de R$ 33,5 milhões paras as ações.
A abertura das propostas financeiras das empresas habilitadas para realizar o serviço de dragagem de manutenção está marcada para a próxima segunda-feira, dia 16 de março. De acordo com informações do porto, em julho a companhia contratada deve iniciar os trabalhos.