Saveiros Atobá prestará suporte às operações em plataformas de petróleo
Após investir US$ 25 milhões, a Saveiros Camuyrano, empresa do Grupo Wilson, Sons, batiza, no próximo dia 09 de setembro, no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais, em Santos (SP), o PSV Saveiros Atobá, embarcação de apoio às plataformas de petróleo. O navio, que possui 71,85 metros de comprimento, boca máxima de 16 m, pontal moldado de 7,50 m e calado máximo de seis m, será fretado para a Petrobras, que ainda não decidiu a base de operação.
De acordo com a empresa, a embarcação possui índice de nacionalização de mais de 60%. Outro destaque do navio ressaltado pela companhia é o fato dele ser menos poluente e mais potente para o transporte de 3.100 toneladas de cargas, já que é equipado com um sistema de propulsão diesel-elétrico de 4.400 eKW. Entre as vantagens estão a redução no consumo de combustível e a redundância dos motores principais, resultando em maior confiabilidade e segurança na operação.
Este é o segundo, de uma série de quatro PSVs (Plataform Supply Vessel), que estão sendo construídos no estaleiro próprio da companhia, no Guarujá (SP) e que vão operar no apoio à plataformas de petróleo. A primeira embarcação da série, o Saveiros Pelicano, foi batizada em maio, e as duas restantes serão entregues em 2009 e 2010.