Nova embarcação da fornecedora de soluções logísticas integradas fará a rota Fortaleza-Buenos Aires
O primeiro dos dois navios adquiridos pela Log-In Logística Intermodal por meio de sua subsidiária Log-In Logistics, o “Log-In Amazônia”, foi apresentado ontem pela provedora de serviços logísticos no Estaleiro EISA, localizado na cidade do Rio de Janeiro, e entrará em operação já na próxima semana. Com 183 metros de comprimento e equipada com três guindastes de capacidade máxima de 45 toneladas, a embarcação será empregada no serviço de navegação costeira, que interliga os principais portos do Brasil ao Mercosul.
Ainda em janeiro, a empresa receberá o segundo navio encomendado, o “Log-In Pantanal”, que deverá iniciar as operações em abril de 2008. Cada uma das duas embarcações tem capacidade nominal de 1.700 TEUs e, juntas, irão expandir a capacidade do serviço de navegação da Log-In em cerca de 75% já no segundo trimestre deste ano, passando dos atuais 4.500 TEUs para 7.900 TEUs. A compra dos dois navios foi realizada em 2007 pelo valor total de R$ 182 milhões e o Log-In Amazônia já havia sido entregue no segundo trimestre do ano passado pelo estaleiro alemão Aker.
O serviço Cabotagem & Mercosul do Log-In Amazônia no Sentido Norte terá início em Buenos Aires (Argentina) e fará escalas nos portos de Rio Grande (RS), São Francisco do Sul (SC), Santos (SP), Suape (PE) e Fortaleza; no Sentido Sul, a operação começará em Fortaleza e seguirá para Maceió, Salvador, Santos, São Francisco do Sul, Buenos Aires e Zárate, também na Argentina, somando um total de 28 dias de operação.
Hoje, a Log-In opera com cinco navios afretados e, com o início das operações da nova embarcação, a novidade é o início da oferta de uma escala semanal em Santos no Sentido Norte. “Com o aumento da capacidade em TEUs, a Log-In poderá atender o Porto de Santos com cargas destinadas à região Nordeste, visto que hoje os navios partem praticamente cheios com as escalas em Buenos Aires e na região Sul”, explica Mauro Dias, CEO da Log-In, acrescentando que hoje 40% da receita de navegação da Log-In são provenientes das operações a partir de e para a Argentina – no primeiro caso, principalmente alimentos, e no segundo de eletrodomésticos da linha branca.
“Em Santos, nós vamos buscar cargas que são transportadas normalmente por caminhões: o nosso alvo será o modal rodoviário, pois enxergamos uma demanda não-atendida”, completa o CEO, que não vê dificuldades para a utilização de terminais no porto, em virtude do fluxo de cabotagem ser muito mais rápido em comparação ao longo curso, sem a necessidade de armazenagem e outros trâmites.
A entrada em operação das duas novas embarcações criará capacidade para movimentar um volume de carga adicional equivalente a 6.800 viagens de caminhão/mês. “Nosso limitador de mercado será agora a demanda, e não mais a capacidade dos navios, pois além das novas embarcações poderemos ainda afretar outras”, afirma Dias.
Cronograma das novas embarcações
Este mês de janeiro chega ao Estaleiro EISA o primeiro lote de aço fornecido pela Usiminas para a construção do primeiro dos cinco navios porta-contêineres encomendados pela Log-In. A primeira embarcação ficará pronta em 2010 e a última será entregue em 2013, e cada novo navio terá capacidade de 2.700 TEUs.
A Log-In está negociando diretamente com os fornecedores a aquisição dos principais itens necessários à construção dos navios, como os motores (compra anunciada como já fechada durante a divulgação do início das operações da nova embarcação), os guindastes e também o aço, que representam cerca de 60% do investimento total.
Primeira compra de ativos rodoviários
A Log-In comunicou ainda que realizou a sua primeira aquisição de ativos rodoviários: os 74 semi-reboques porta-contêineres para operações de coleta e entrega de cargas serão utilizados no Trem Expresso, que é o serviço multimodal rodo-ferroviário porta-a-porta com trens regulares dedicados ao transporte de contêineres. Os implementos foram comprados da Facchini e serão entregues em duas etapas – 60% no mês de fevereiro e 40% até meados de março, em um investimento de cerca de R$ 3,8 milhões.
Os semi-reboques serão utilizados ainda no primeiro trimestre de 2008 nas quatro principais praças de atuação do Trem Expresso, que são as cidades de Sumaré (SP), Camaçari (BA), Anápolis (GO) e Uberlândia (MG). Segundo Dias, não haverá a compra de cavalos e a Log-In prosseguirá com o modelo de trabalho com agregados.