A Portonave recebeu e realizou as operações do navio Rio de Janeiro Express, do armador Hapag Lloyd. A embarcação, que conta com 335 metros de comprimento e 51,5 m de largura, é o maior navio porta-contêineres a operar na costa leste da América do Sul.
O navio tem capacidade transportar para 13.278 TEUs e conta com 2.220 tomadas reefer, o que possibilita maior movimentação de contêineres reefer, utilizados para cargas refrigeradas como carne congelada e seus derivados, frutas, bebidas e outros.
O Rio de Janeiro Express marcou o início das 50 manobras experimentais de entrada e saída de navios com 51 m de largura, 335 m de comprimento e 11,2 m de calado na Bacia de Evolução, autorizadas pela Marinha no dia 20 de outubro.
Para o gerente Operacional da Portovave, Emanuel Silveira Jorge, este é mais um passo dado para o constante desenvolvimento do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina. “Isso enfatiza a importância da Autoridade Marítima, Autoridade Portuária e Serviço de Praticagem, que contribuíram muito para esse acontecimento.”
O navio é da linha AS2, e faz rota pela Ásia em países como China, Coréia do Sul e Hong Kong. Após desatracar, seguiu sua viagem pelo Brasil e realiza mais uma escala no porto, ainda neste mês em novembro.
Bacia de Evolução
Atualmente, no Complexo Portuário de Navegantes e Itajaí podem ser realizadas manobras de navios de até 350 m de comprimento e 48 m de largura, mas o objetivo é que, no futuro, essa capacidade seja ampliada para embarcações de até 400 m de comprimento por 59 m de largura.
Vale ressaltar que em 2020, a Portonave recebeu o maior navio em termos de comprimento, o APL Paris do armador CMA/CGM, com 347 m de comprimento e 45,2 m de largura (boca), e capacidade para 10.789 TEUs.