A Tegma praticamente duplicou a capacidade de desembarque de veículos do BMW Group Brasil, das marcas BMW e Mini, que chegam ao porto de Itajaí (SC) provenientes dos Estados Unidos, do México e da Europa. Isso ocorreu devido a uma mudança na forma de transportar os carros dentro do navio. Na, eles vinham em contêineres, mas agora são perfilados como se estivessem em um amplo estacionamento flutuante com várias rampas internas.
Dessa maneira, a operação é otimizada de forma a aproveitar melhor os espaços e acelerar a entrega aos clientes das marcas no país. De acordo com a própria Tegma, a mudança em nada impacta na qualidade do transporte.
No mês de maio de 2022, a operação da companhia para atender à demanda do BMW Group Brasil foi considerada um recorde. Antes, a Tegma conseguia transportar uma média de 200 carros por dia, mas ampliou esse número para 782 em 48 horas. Ou seja, 391 veículos diários foram desembarcados para o atendimento da operação do cliente, o que representa um aumento de quase 100%.
O trabalho realizado pela Tegma envolve todo o processo de desembarque dos veículos, desde a gestão sistêmica, documentação relacionada com o desembarque e gestão de entrega na planta do cliente, além do relacionamento e interface com as empresas envolvidas no porto com o planejamento, a organização e a execução da operação logística no terminal portuário, o carregamento e o transporte até a fábrica do BMW Group Brasil no mesmo estado. De lá, os carros saem para as concessionárias de todo o país.
A equipe da Tegma envolvida é formada por mais de oitenta pessoas, que recebem orientação desde o desembarque até a locomoção e o armazenamento dos veículos nas carretas dentro do prazo estabelecido, com segurança e sem avarias.