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Wilson Sons coloca em operação um novo rebocador

Projeto Damen RSD 2513 da embarcação reduz em até 14% nas emissões de gases de efeito estufa
Por Redação em 5 de julho de 2022 às 10h15 (atualizado em 08/07/2022 às 20h02)

A Wilson Sons iniciou no último mês de junho a operação do primeiro de uma série de seis novos rebocadores. Com projeto Damen RSD 2513, a embarcação conta com novo design de casco que permite, de acordo com a empresa, uma redução estimada de até 14% nas emissões de gases de efeito estufa, em função de uma hidrodinâmica mais eficiente.

As duplas quilhas (twin fin) tem como objetivo melhorar a navegação e aumentar a capacidade de arrasto durante as manobras, o que garante a redução de consumo de combustível e, consequentemente, de emissões. Além disso, as novas embarcações são as primeiras no país, garante a companhia, a seguirem o padrão IMO TIER III, que promove a redução das emissões de óxidos de nitrogênio em mais de 75%, contribuindo para a melhora da qualidade do ar nos portos onde operam. Este padrão é exigido em algumas regiões da América do Norte e Europa.

O novo rebocador, batizado com o nome de WS Centaurus, tem 91 toneladas de tração estática (TBP. Além disso, tem notação de classe Escort Tug, é certificado para combate a incêndio (Fi-Fi 1) e possui 25 metros de comprimento e 13 metros de boca.

“A entrega dos novos rebocadores demonstra a relevância da inovação e da sustentabilidade para a Wilson Sons. Nesses mais de 180 anos de trajetória da companhia, buscamos sempre a vanguarda do mercado, por isso nossas embarcações estão trazendo para o Brasil padrões de eficiência energética inéditos no País”, afirma o diretor executivo da divisão de Rebocadores da Wilson Sons, Márcio Castro. 

Entregas

Construído no estaleiro da Wilson Sons, no município do Guarujá (SP), com projeto da Damen Shipyards, o WS Centaurus opera em São Luís do Maranhão, compondo a frota de 11 rebocadores que a companhia mantém na localidade para apoio nas operações de atracação e desatracação dos navios de minério de ferro, no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, bem como no Porto de Itaqui.

O local onde a embarcação opera foi decidido em função dos grandes navios que lá atracam, quando todo o potencial de eficiência energética poderá ser aplicado.

Outros dois novos rebocadores serão entregues ainda este ano e os demais entrarão em operação ao longo de 2023.

Sustentabilidade

A entrega do primeiro dos seis novos rebocadores faz parte de um conjunto de ações relacionadas à estratégia de sustentabilidade que Wilson Sons informa que está adotando para contribuir com a economia de baixo carbono. Entre essas iniciativas relacionadas ao meio ambiente está a Central de Operações de Rebocadores (COR), localizada em Santos (SP). A COR monitora em tempo real a frota de 80 rebocadores distribuídos em toda a costa brasileira, definindo o melhor momento para a movimentação das embarcações, bem como a velocidade ideal das mesmas , sempre visando garantir maior eficiência no consumo de óleo diesel e, consequentemente, a redução de emissão de gases de efeito estufa.

No ano passado, a Wilson Sons também se tornou membro do Carbon Disclosure Project (CDP), na busca por alinhamento com as melhores práticas atuais em relação aos avanços para a agenda climática. 

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