A Hapag-Lloyd Damietta GmbH informa que para a construção de um terminal no porto de Damietta, no Egito, foi constituída uma Joint Venture para desenvolver e operar a nova estrutura. A joint venture Damietta Alliance Container Terminal S.A.E. consiste em três acionistas principais que são Hapag-Lloyd Damietta GmbH (39%), Eurogate Damietta GmbH (29,5%) e Contship Damietta Srl (29,5%). Duas outras empresas, Middle East Logistics & Consultants Group e Ship & C.R.E.W. Egypt S.A.E., cada um terá 1%.
O novo Terminal 2 no porto de Damietta deve começar a operar em 2024. Ele terá uma capacidade operacional total final de 3,3 milhões de TEUs e servirá como hub estratégico dedicado de transbordo da Hapag-Lloyd no Mediterrâneo Oriental.
“Com o novo terminal, a Hapag-Lloyd melhorará significativamente sua operação de transbordo no mercado do Mediterrâneo Oriental, bem como o acesso ao comércio egípcio local”, diz o CEO da Hapag-Lloyd, Rolf Habben Jansen.
Já o presidente do Conselho de Administração do Grupo Eurogate, Thomas H. Eckelmann, afirma que com o Terminal 2 em operação em 2024 a Hapag-Lloyd e seus parceiros poderão usar um terminal de última geração com capacidade suficiente, alta produtividade e uma rede de alimentação densa.
A presidente do conselho da Contship Italia, Cecilia Eckelmann-Battistello, comenta que a empresa sente-se privilegiada e extremamente grata pelo apoio do governo egípcio. “A concessão para operar a instalação é concedida à joint venture por 30 anos. Isso dá a nós e aos nossos respectivos clientes uma perspectiva de longo prazo no porto de Damietta.”