A A.P. Moller – Maersk anuncia que para viabilizar a produção em escala de metanol verde fechou acordos com seis empresas a fim de produzir 730 mil toneladas de e-metanol por ano até 2025. As empresas envolvidas no acordo são CIMC ENRIC, European Energy, Green Technology Bank, Orsted, Proman e WasteFuel.
Com essa capacidade de produção, a armadora anuncia que alcançará muito além do metanol verde necessário para os primeiros 12 navios porta-contêineres neutros em carbono, encomendados pelo grupo dinamarquês.
A CEO do departamento de Fleet & Strategic Brands da Maersk, Hallberg Thygesen, diz que para fazer a transição para a descarbonização, é necessária uma aceleração significativa e oportuna na produção de combustíveis verdes. “O metanol verde é a única solução pronta para o mercado e escalável disponível hoje para envio. A produção deve ser aumentada por meio da colaboração em todo o ecossistema e em todo o mundo. É por isso que essas parcerias representam um marco importante para iniciar a transição para a energia verde.”
A empresa reforça que ma vez totalmente desenvolvido, o projeto para produzir combustível verde em escala permitirá que a Maersk obtenha o combustível em diversas partes do mundo.
Acordos
A Green Technology Bank terá como papel facilitar o desenvolvimento de projetos de biometanol na China, junto a outros desenvolvedores de projetos a serem identificados. O primeiro projeto possui capacidade para produzir 50 mil t por ano a partir de 2024, enquanto o segundo projeto tem capacidade de produção de 300 mil toneladas/ano, em data de início a ser determinada.
Já a Orsted, da Dinamarca, desenvolverá um projeto de e-metanol nos Estados Unidos que terá capacidade para produzir 300 mil t por ano a partir de 2025. A A.P. Moller – Maersk revela que pretende vender todo o volume produzido.
A Proman, da Suíça, terá como objetivo fornecer à Maersk de 100 a 150 mil t por ano de metanol verde. O projeto será construído com previsão de início de operação em 2025, produzindo biometanol a partir de resíduos florestais não recicláveis e resíduos sólidos urbanos.
O trabalho da WasteFuel, dos Estados Unidos, será desenvolver um projeto de biometanol na América do Sul, que produzirá mais de 30 mil t por ano a partir de 2024. A Maersk pretende vender todo o volume produzido.