O Terminal Portuário de Navegantes - Portonave (SC) realizou uma operação especial de descarga de dois caças Gripen F-39 da Força Aérea Brasileira (FAB), vindos do Porto de Norrkoping, na Suécia, no navio holandês Marsgracht, que atracou no terminal catarinense na sexta-feira passada, dia 1º de abril.
A operação de descarga, que contou com reforço de segurança e mão de obra, foi realizada ao longo de sábado e concluída na madrugada de domingo. Fabricadas pela Saab, as aeronaves foram trazidas no porão do navio e descarregados pelo berço 3 da Portonave. Após o período de liberação aduaneira, elas foram levadas até o Aeroporto Internacional de Navegantes, há cerca de 2 km do terminal.
Em setembro de 2020, uma operação semelhante ocorreu com a chegada do primeiro caça do mesmo modelo. Todos eles fazem parte do montante de 36 encomendados por meio de um programa de transferência tecnológica pelo governo brasileiro.
“O primeiro caça F-39 Gripen chegou pelo terminal, uma operação complexa que foi um sucesso. Também chegaram por aqui a maior montanha-russa da América Latina e a roda gigante instalada em Balneário Camboriú. Tudo isso é possível devido à combinação de uma infraestrutura adequada aliada à qualidade na operação que oferecemos”, destaca o supervisor Comercial da Portonave, Luís Lemos.
A operação para a descarga das aeronaves contou com cerca de 100 profissionais, entre Portonave, Força Aérea, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além de representantes da Saab, do agente de carga DSV, da Receita Federal, do Ministério da Agricultura e do Departamento de Trânsito de Navegantes (Navetran).