A A.P. Moller - Maersk anunciou que irá liberar todas as observações históricas e futuras sobre o clima oceânico para domínio público. Com isso, os dados poderão ser utilizados de forma gratuita pela comunidade científica em todo o mundo. Segundo a empresa, os índices coletados pelos navios da companhia desde 2012 aumentam os dados meteorológicos oceânicos disponíveis publicamente em 28%.
O objetivo com a ação é auxiliar a pesquisa climática e as previsões meteorológicas, fornecendo dados dos oceanos, onde a cobertura de dados ao nível do solo é pequena e a maioria vem de observações de satélite, que possui limitações.
“As tripulações e embarcações da Maersk coletam observações meteorológicas há anos, e estamos orgulhosos por podermos compartilhar esses dados e ajudar os pesquisadores a obter uma melhor compreensão do impacto das mudanças climáticas”, afirma o chefe de Padrões Marítimos da Maersk, Aslak Ross.
Além disso, completa o executivo, as observações podem dar uma visão mais precisa de como as condições do oceano ao nível da superfície e a interação com a atmosfera evoluíram desde 2012.
“A mudança climática é, sem dúvida, um dos maiores desafios que a comunidade global está enfrentando. Definimos uma estratégia para zerarmos as emissões de carbono até 2040, mas também nos comprometemos, como parte de nossa estratégia ESG, a contribuir com a ciência, por meio dos dados coletados de nossas embarcações. Essa tem sido uma oportunidade de ter as observações meteorológicas digitalizadas”, diz Ross.
Os dados, que consistem em mais de 9 milhões de observações, serão compartilhados por meio do Global Ocean Observing System (GOOS) – Sistema Global de Observação do Oceano, em tradução livre –, administrado em conjunto pela Unesco e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). O GOOS coleta observações meteorológicas oceânicas e fornece informações para previsões meteorológicas.
Com todas as 300 embarcações de propriedade da Maersk compartilhando dados várias vezes ao dia, estima-se que mais de 7 mil observações serão feitas diariamente. Algumas embarcações, por sua vez, estão fornecendo dados em tempo real para serviços meteorológicos em todo o mundo.
Em colaboração com o Serviço Meteorológico Nacional da Alemanha, a Maersk instalou estações meteorológicas automatizadas em vários de seus navios. Essas são estações de medição calibradas, que coletam uma maior variedade de dados com maior qualidade, otimizando ainda mais a contribuição para a previsão do tempo e para a ciência climática.