O ministério dos Transportes (MT), por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), certificou o pátio de caminhões da Fastfretre, em Paranaguá, como um Ponto de Parada e Descanso (PPD).
O certificado, com validade para quatro anos, inclui o local na divulgação do governo Federal no que se refere aos locais de descanso adequado para caminhoneiros e que atendem aos requisitos de segurança, sanitários e de conforto, previstos pela portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nº 944, de julho de 2015.
As diversas ações desenvolvidas nas esferas federal, estadual e municipal para o cumprimento da Lei dos Caminhoneiros coube ao MT, juntamente com suas entidades vinculadas – ANTT e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O pátio de caminhões da Fastfrete, localizado próximo ao pátio de triagem do Porto de Paranaguá, foi inaugurado no mês de setembro e tem capacidade para 240 vagas. O local também conta com circuito interno de segurança, monitoramento 24 horas, banheiros com duchas, cozinha, área de convivência e área de lazer.
Para um dos investidores do empreendimento, Valdécio Bombonatto, a certificação comprova a qualidade do espaço e do serviço ofertado aos caminhoneiros. “Estamos disponibilizando uma opção segura, com conforto para o motorista que possui um papel fundamental no transporte de cargas. Enquanto aguarda para descarregar ou após ter feito a descarga na faixa portuária, o motorista pode descansar para seguir viagem, tendo a sua segurança física preservada.”
Outra novidade instalada no pátio de caminhões é a possibilidade de realizar o serviço de limpeza da carroceria com jato de ar. O sistema consiste em um soprador, que acelera o processo de limpeza e evita que o motorista tenha que subir na carroceria para realizar a limpeza manual. Isso também reduz o risco de quedas e de contato com insetos e animais peçonhentos, por exemplo.
O diretor Operacional da Fastfrete, Paulo Henrique Tonello, afirma que as ações da empresa têm como foco proporcionar maior conforto ao caminhoneiro autônomo e gerar oportunidades de conectar a cadeia logística, aumentando a oferta de serviços.
“Trazemos uma solução que também contribui para reduzir tempo de entrega do produto para exportação ou que chega de importação. Outro benefício é a possibilidade de aproveitar o frete de retorno, evitando que os caminhões transitem vazios, rentabilizando a operação”, pontua Tonello.