O Portocel investe na estratégia de diversificação de cargas e fecha um acordo com a Multilift Logística, que passará a utilizar o porto, localizado em Barra do Riacho (ES), para movimentar ferro gusa. As empresas ainda estão negociando os detalhes da operação, cujo início está previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano.
A operação está alinhada à estratégia do terminal portuário para se consolidar como um ponto de negócios e opção logística. Já para a Multilift, o Portocel é uma alternativa que possibilita mais uma solução para a movimentação da carga.
“Estamos abertos a buscar novas parcerias estratégicas. Esse projeto materializa a construção de uma solução logística desenvolvida em parceria com a Multilift, que detém know-how e expertise nessa operação. As atividades serão realizadas em consonância com os padrões exigidos pelo cliente, pelo mercado e pelos órgãos reguladores”, destaca o gerente geral de Operações Portuárias da Portocel, Alexandre Billot Mori.
O diretor-presidente da Multilift Logística, Rafael Fattorelli, afirma que a exportação de ferro gusa pelos portos capixabas é de extrema relevância na balança comercial dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, gerando valor em diversas cadeias produtivas destes estados há cerca de 60 anos.
“A parceria entre a Multilift, principal operador portuário dos produtores de ferro gusa no Porto de Vitória, e o Portocel, um terminal portuário de alta performance e padrão de qualidade classe mundial, trará mais competitividade à solução de exportação pelo Espírito Santo e se integrará às demais infraestruturas que atualmente atendem o setor de ferro gusa”, acredita Fattorelli.
O presidente do Sindicato da Indústria do Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer), Fausto Varela Cançado, ressalta a importância do acordo para as empresas do setor. “Para os produtores de ferro gusa de Minas Gerais e do Espírito Santo, esta parceria entre o Portocel e a Multilift, com certeza, será uma solução de grande importância para a exportação de seus produtos, pois abre uma nova opção de embarque, principalmente, para navios de maior porte, com qualidade de operação e excelente infraestrutura.”