Operadora projeta operação juntamente com a Standard e visa exportações também de carga seca
A operadora logística ALL fechou uma parceria com a Standard Logística para tornar viável um sistema de transporte ferroviário expresso voltado para a exportação de contêineres refrigerados. A operação será realizada do terminal de contêineres da ALL na cidade de Esteio (RS) até o terminal de contêineres do Rio Grande (Tecon RG). A Standard gerencia e executa soluções de logística frigorificada à indústria e ao comércio, com serviço completo de armazenamento e distribuição.
A parceria foi firmada em abril último e a primeira operação resultante dela será realizada até janeiro de 2006. Pelo modal ferroviário, a ALL levará contêineres vazios do Tecon ao seu terminal em Esteio, para serem transbordados por caminhões para o armazém da Standard (também localizado em Esteio, a 50 metros do terminal da operadora) ou armazéns de clientes, onde serão estufados. Os caminhões retornarão para o terminal em Esteio com os contêineres carregados, que serão então colocados em vagões-plataforma com destino final ao Tecon para, finalmente, serem exportados.
“Estamos na fase final de fechamento de contratos e já temos três clientes do segmento de frigorificados, mas esta é uma operação aberta a diversos segmentos, como autopeças, móveis e fumo, principalmente da região da Grande Porto Alegre”, explica Bruno Lino, gerente de Negócios do RS e responsável pelo projeto. “Nem todas as cargas virão da Standard e, em muitos casos, iremos até as fábricas dos clientes”, completa o executivo.
Para tornar viável a operação, foi necessário um investimento total de R$ 5 milhões, realizado em parceria com a Standard. Este valor foi utilizado para a construção de dois desvios ferroviários, um no Tecon e outro no terminal da ALL em Esteio, e para a reforma dos contêineres frigorificados.
Este sistema foi escolhido por ser uma alternativa mais barata que a dos vagões frigorificados – os contêineres estão sobre vagões-plataforma e a energia é proveniente do vagão, com gerador próprio para manutenção da temperatura. Foi realizada ainda uma mudança na estrutura operacional do trecho ferroviário entre Esteio e Rio Grande, incluindo geradores para garantir a temperatura constante em casos de imprevisto.
O trem expresso terá um transit time de 48 horas, um período considerado mais adequado aos contêineres de frigorificados do que as 72 horas das operações normais para o transporte destas cargas. A previsão do executivo é de uma movimentação anual de 180 mil toneladas.