A Santos Port Authority (SPA) reeditou as normas para atracação de navios no Porto de Santos (SP), que tinham sido atualizadas em abril deste ano depois de 40 anos sem modernização. O novo texto traz regras mais claras e consolida as regras em um documento único.
As normas preveem as prioridades de atracação, o plano de amarração e todos os critérios para operação, do fundeio até o cais. As alterações visam aumento da produtividade e permitem melhorar os índices de ocupação dos berços de atracação, consequentemente com redução de fila de espera de navios. Por exemplo, as pranchas mínimas operacionais (medida de produtividade do navio por hora no cais) passam a ser disponibilizadas no site, facilitando o acompanhamento pelo usuário.
O diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, explica que a normativa anterior passou por uma revisão da equipe técnica, sendo incorporados aprimoramentos importantes para o funcionamento eficiente e mais racional das atracações de navios no Porto de Santos. “Esse é mais um dentre importantes avanços que estamos implementando sistematicamente para consolidar Santos não só como o maior, mas como o melhor porto da América Latina”. O executivo destaca ainda o alinhamento da iniciativa no âmbito do programa de desburocratização do Ministério da Infraestrutura, pasta à qual a SPA é vinculada.