A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu, em junho, o navio Cape Sounio. Operado pela armadora Zim, o navio pode transportar até 11 mil TEUs e é o maior em capacidade de contêineres já atracado na costa paranaense.
O navio integra o serviço Ásia 2 e conta com 330,3 metros de LOA (comprimento) e 48 metros de boca. “Trata-se de navio de grandes dimensões e que utilizou o Porto de Paranaguá pela primeira vez na rota Sul. A vinda dele para Paranaguá comprova a capacidade operacional do Terminal, que está entre os maiores da América Latina”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial. Em Paranaguá, foi registrada a movimentação total de 856 contêineres, com produtos de importação como químicos e automotivos.
A tendência, explica Moraes e Silva, é que navios ainda maiores, com até 368 metros de LOA, possam atracar no Terminal nos próximos anos. “Além das obras de expansão e modernização que a TCP realiza para a expansão do cais, por exemplo, a região da Baia de Paranaguá passa por obras de dragagem, que irão garantir aumentar a profundidade do canal, bacia e berços, proporcionando um calado operacional de 13,30 metros para o Porto”, diz.
Hoje, o cais da TCP conta com 879 metros e passará por um processo de ampliação e modernização, ganhando mais 220 metros de berços, totalizando 1.099 metros de extensão. O projeto de expansão, previsto na renovação antecipada do contrato de arrendamento por mais 25 anos a partir de 2023, prevê a construção de dolfins exclusivos para a atracação de navios que fazem o transporte de veículos; e a ampliação da retroárea do terminal, que hoje conta com 320 mil m2 e que será ampliada para aproximadamente 477 mil m².