O armador CMA CGM reestruturou seu serviço entre o Brasil e a região Sudeste dos Estados Unidos. Agora, os navios farão escalas em quatro novos portos: Altamira e Vera Cruz, no México, e Houston e New Orleans, nos Estados Unidos. Até então, além dos portos brasileiros, somente os de Cartagena, na Colômbia, Manzanillo, no México, e Kingston, nos Estados Unidos, eram contemplados.
Com as mudanças, o novo serviço escala nos seguintes portos: Navegantes (SC), Paranaguá (PR), Santos (SP), Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Vila do Conde (PA), Manaus e os já citados Cartagena, Manzanillo, Kingston, Vera Cruz, Altamira, Houston e New Orleans.
O novo serviço é semanal e atende principalmente a exportadores de cerâmica e madeira. “A reformulação foi possível graças às oportunidades comerciais detectadas pela Terminal de Contêineres de Paranaguá nessas localidades e à parceria com o armador, beneficiando toda a cadeia”, comenta Juarez Moraes e Silva, diretor-superintendente Comercial do TCP.
“Com essa ampliação, os exportadores do Paraná e da região norte de Santa Catarina que utilizam outros portos da área de influência podem optar por escoar a carga pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá, ganhando uma redução de custos de até 20%”, afirma Moraes e Silva. A economia será motivada pela redução na distância até o porto paranaense, já que há menos gastos com transporte rodoviário.
“Para os exportadores de madeira, há ainda a opção da estufagem na base intermodal em Ponta Grossa (PR), com o transporte de carga por modal ferroviário até Paranaguá”, ressalta Moraes e Silva. “A TCP é o único terminal de contêineres do Sul do Brasil que conta com conexão ferroviária direta, dentro do pátio. O terminal oferece dois encostes por dia, operando 24 horas”. Com a reestruturação da linha marítima da CMA CGM, o potencial de exportação da TCP deve aumentar, chegando a 600 boxes por mês no serviço.