A Santos Brasil dobrou a produtividade de suas operações ferroviárias com o embarque e o desembarque simultâneos de dois contêineres de 20 pés no Tecon Santos, terminal de contêineres da empresa localizado no Porto de Santos (SP). A operação pioneira no complexo santista é possível graças ao desenvolvimento de um recurso do guindaste RTG denominado Twin Lift.
A inovação proporciona o atendimento de trens dentro de um espaço menor de tempo. Com o Twin Lift, uma composição com 50 contêineres de 20 pés é operada em aproximadamente uma hora e meia, o que antes demorava, em média, três horas. O novo sistema foi customizado pelas equipes de Tecnologia, Manutenção e Operações da Santos Brasil e conta ainda com capacidade de pesagem individual dos contêineres.
“Operar com maior produtividade na ferrovia tem reflexo direto nas cargas de exportação, uma vez que após a pesagem já é possível dar entrada no desembaraço aduaneiro para posterior embarque nos navios”, destaca o diretor executivo de Operações Portuárias e Logísticas da Santos Brasil, Ricardo Molitzas. “Aumentamos o fluxo de trens no Tecon Santos, movimentamos de maneira mais eficiente as cargas e quem ganha é sempre o cliente no final da cadeia logística”.
Atualmente, os quatro ramais ferroviários do Tecon Santos movimentam uma média de 1.150 contêineres de 20 pés por mês. A previsão é chegar a 1.500 unidades mensais até o final do ano. A empresa analisa a possibilidade de operar um segundo RTG com o recurso Twin Lift já nos próximos meses.