A VLI recebeu, neste último bimestre de 2015, três novos equipamentos que fazem parte de seu Programa de Mecanização de Via Permanente, que tem como objetivo ampliar o uso de máquinas em serviços realizados na malha ferroviária administrada pela companhia. Os equipamentos devem entrar em operação no primeiro trimestre de 2016.
A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) passará a contar com um caminhão de solda elétrica que está sendo montado no Brasil com equipamentos fabricados nos Estados Unidos. Essa será a primeira estrutura do tipo utilizada na malha administrada pela VLI. A novidade possibilitará o aperfeiçoamento nos trabalhos de soldagens de trilhos ao longo da via.
Já a Ferrovia Norte-Sul (FNS) receberá um caminhão de ultrassom, montado no Brasil com itens importados da República Tcheca, e um guindaste ferroviário, fabricado na Alemanha. O primeiro equipamento possibilitará o aumento na produtividade e na confiabilidade das inspeções realizadas na via e o segundo proporcionará mais agilidade no atendimento a demandas que envolvam o içamento de vagões, locomotivas ou materiais pesados.
No total, o Programa de Mecanização de Via Permanente desenvolvido pela VLI prevê a compra de mais de 60 equipamentos de médio e grande porte entre 2012 e 2018. Durante esse período, a empresa também capacitará colaboradores para operar e manter as novas máquinas, cujos valores não foram divulgados.