A VLI divulgou, no dia 2 de março, um investimento na modernização da frota da Ferrovia Norte-Sul, com a adição de 18 novas locomotivas do modelo SD70ACe. As primeiras máquinas, que vão substituir ativos mais antigos, chegaram a Imperatriz (MA) durante o último fim de semana. O investimento visa possibilitar ganhos em segurança operacional na linha férrea e aumentar a agilidade no escoamento dos produtos pelo corredor Centro-Norte, que interliga a cidade de Porto Nacional (TO) ao Porto do Itaqui, em São Luís (MA).
Em Anápolis, as locomotivas são organizadas em comboios de enviadas por ferrovia para o pátio da VLI em Imperatriz. A expectativa é que o trajeto, de aproximadamente 800 km, seja feito em até dois dias. Na cidade maranhense, as locomotivas recebem equipamentos de bordo e ficam aptas para transportar cargas.
A chegada das novas locomotivas faz parte da estratégia da VLI para alavancar o corredor logístico Centro-Norte, impulsionado pelo crescimento da região e pela demanda de transporte ferroviário, principalmente para grãos.
Com máquinas mais modernas e potentes, a VLI poderá utilizar trens maiores, com menor quantidade de locomotivas, o que reduzirá a necessidade de manobras para a montagem dos trens, dando agilidade ao escoamento dos produtos por ferrovia.
“O plano de negócios da empresa prevê investimentos robustos no corredor Centro-Norte. Além do aporte em material rodante, também iniciamos as obras para construção de dois novos terminais intermodais voltados para grãos no Tocantins. Estamos atentos ao desenvolvimento da região e avançando nas frentes de trabalho para dar suporte a todo esse crescimento”, diz Fabiano Rezende, gerente do Corredor Centro-Norte da VLI.
Com potência de 4.300 hp, as locomotivas SD70ACe apresentam uma redução de consumo de combustível em 13%, se comparado às utilizadas atualmente na ferrovia. Os novos ativos seguem o padrão norte-americano, um dos mais rigorosos em relação a segurança e conservação do meio ambiente. As cabines são climatizadas, com equipamentos para proporcionar conforto e segurança ao maquinista. Além disso, as operações na ferrovia ganharão em rapidez e eficiência. Cada máquina tem 23 metros de comprimento, pesa 180 toneladas e tem capacidade para tracionar 120 vagões.