A América Latina Logística (ALL) anunciou ontem, dia 3 de junho, a assinatura de um contrato com a GE Transportation para realizar serviços de manutenção de suas locomotivas. O acordo, no modelo full service, é válido por 15 anos e cobre 81 máquinas dos modelos AC44 e Dash, utilizadas no corredor de bitola larga que liga o estado do Mato Grosso à cidade de Santos (SP).
A novidade, que tem como objetivo garantir a produtividade e o desempenho da frota da ALL, prevê manutenções programadas e não programadas, revisões, fornecimento de equipamentos e suprimentos, consultoria técnica e gestão de materiais. Todos os trabalhos serão realizados na oficina da companhia localizada em Araraquara (SP).
De acordo com o superintendente de Manutenção da ALL, Leonardo Barradas, a GE chega para agregar conhecimentos técnicos aos processos, além de trazer novas tecnologias e garantir confiabilidade às locomotivas, ampliando sua disponibilidade e mantendo-as no mesmo nível de uma máquina nova.
O diretor de Serviços da GE Transportation para a América Latina, Reinaldo Arreaza, conta que a empresa está focada na ampliação da oferta desse tipo de serviço. “Sabemos que o desenvolvimento do Brasil passa pelas ferrovias”, justifica o executivo.
O contrato estabelecido entre as duas empresas, que já atuam juntas há mais de uma década no desenvolvimento de projetos para o setor ferroviário, deve garantir uma redução expressiva no estoque de materiais e permitir ainda a implantação de um sistema de banco de dados universal em que as locomotivas serão monitoradas online por um centro de controle nos Estados Unidos, melhorando o desempenho na resolução de falhas.