A fabricante de implementos e componentes voltados para o setor ferroviário, AmstedMaxion, desenvolveu um novo vagão gôndola para atender às necessidades da MRS Logística, concessionária que controla, opera e monitora a malha sudeste da Rede Ferroviária Federal.
O principal diferencial do novo vagão, do modelo GDU, é a utilização de rebites em sua construção, no lugar de soldas. A caixa do implemento é inteiramente fixada utilizando huck-bolts – rebites estruturais de montagem a frio. Os primeiros ativos já estão sendo entregues à MRS.
A solução adotada no projeto, desenvolvido pela unidade de Engenharia Avançada da AmstedMaxion, já vem sendo utilizada em outros países. Trata-se de um método de fixação com a mesma resistência da solda, mas que proporciona maior flexibilidade às linhas de montagem e manutenção, devido à facilidade de aplicação e remoção, sem a necessidade de usar maçaricos.
O novo vagão GDU possui uma capacidade volumétrica total de 50,5 m³, contra os 45 m³ do modelo anterior, devido ao fundo rebaixado. Além disso, o implemento apresenta redução de 2 toneladas na tara, que anteriormente era de 23 t.
O estrado da caixa do vagão é composto por uma viga central tubular em peça única que visa o aumento da resistência e maior rapidez de montagem. A viga é fornecida, por meio de um projeto desenvolvido em conjunto com a AmstedMaxion, pela Valourec & Mannesmann, empresa que atua na fabricação de tubos estruturais de aço.
Além disso, o novo GDU é produzido com truque Ride Control Usinado, criado juntamente com a MRS. A novidade permite que os rodeiros do vagão acompanhem os raios horizontais durante as curvas, reduzindo a perda de paralelismo entre as peças fundidas. Na prática, o Ride Control Usinado apresenta um novo conceito de direção, que tem como objetivo propiciar um menor consumo de rodas.