A AmstedMaxion anunciou hoje, dia 18 de outubro, um acordo com a Cometal Sarl, em Moçambique, pra a fabricação de vagões de carga no país. A empresa, subsidiária do grupo indiano Tata, atende ao mercado africano com uma linha de montagem de vagões ferroviários, além de prestar serviços de reforma e adaptação.
A negociação prevê a transferência de tecnologia e conhecimento técnico no segmento de vagões de carga da Amsted para a Cometal Sarl, tanto para a fabricação quanto para a manutenção dos ativos. Desse modo, a empresa passará a oferecer o produto com a qualidade da fabricante brasileira, seguindo as normas da Associação Americana de Ferrovias (AAR).
O objetivo da Amsted com o acordo é explorar o mercado ferroviário de Moçambique, marcando presença no continente africano com uma produção local, o que gera maior competitividade. Inicialmente, a parceria deve gerar 150 empregos diretos no país.
Além da fabricação de vagões de carga, a Amsted atua no desenvolvimento de rodas de aço fundido, truques, rodeiros e sistemas de choque e tração, além de prestar a reparação, adaptação e modernização de vagões e seus componentes, por meio de sua linha de serviços AMais, que também será disponibilizada em Moçambique.