A América Latina Logística (ALL) anunciou, na última semana, o acerto de um contrato com a Agrovia para a reativação o ramal ferroviário de Barretos com o objetivo de atender à logística de escoamento de açúcar da região até o Porto de Santos.
A Agrovia vai investir R$ 110 milhões no projeto, que inclui a construção de um novo terminal na região de Barretos e a capacitação do trecho ferroviário de 174 km entre os municípios de Araraquara e Colina. Segundo o superintendente de Commodities da ALL, Leonardo Recondo, a conclusão das obras e o início da nova operação devem acontecer dentro dos próximos 18 meses.
Para o executivo, o contrato representa um grande avanço da participação ferroviária na movimentação de açúcar em São Paulo. “Com esse investimento, a região irá contar com uma logística mais eficiente para o escoamento de açúcar, inclusive, tornando possível também a captação em regiões próximas nos Estados de Goiás e Minas Gerais”, explica. Recondo acredita também que as obras permitirão a captação de outros produtos para a malha ferroviária, como grãos e fertilizantes.
A expectativa é que o acordo proporcione uma movimentação adicional de 2,5 milhões de toneladas de açúcar todos os anos pela malha da ALL.