A Usiminas Mecânica, empresa de bens de capital da Usiminas, anuncia que entregará, no próximo mês de novembro, dez vagões protótipos para testes de homologação à MRS Logística. Aplicados no transporte de minério, os vagões gôndola, do tipo GDU, ampliam em 18 toneladas a capacidade de carga se comparados aos modelos já utilizados, GDT, que transportam até 111 toneladas. O valor do acordo não pode ser revelado.
Os vagões foram desenvolvidos após a Usiminas coletar por 30 dias dados das características operacionais de carregamento, movimentação e descarga da MRS. O diferencial do projeto fica por conta de os novos equipamentos, concebidos em três meses, terem as mesmas dimensões – três mil milímetros de altura, 3.200 mm de largura e 10.500 mm de comprimento – dos vagões GDT, mas com volume de carga superior devido à adoção de estrado especial rebaixado. Essa característica permitirá a operação conju interAm nta de vagões GDU e GDT na mesma composição, sem a necessidade de ajustes nos viradores.
A Usiminas informa que, devido à solicitação realizada pela MRS, as novidades serão fornecidas em duas configurações de freio, sendo uma dual, com uma válvula de comando para cada dois vagões, e outra trial, com uma válvula de comando para cada três vagões. As configurações foram desenvolvidas com o objetivo de reduzir o tempo de carregamento de ar no sistema de freio.
As novidades estão sendo equipadas, ainda, com truques S2F 7” x 12” fabricados na fundição da Usiminas Mecânica. Durante o desenvolvimento do projeto, simulações dinâmicas foram conduzidas a fim de garantir que o desempenho dos truques esteja de acordo com as necessidades operacionais da MRS.