A AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviários, fabricante de vagões de carga em aço e alumínio, desenvolveu, em parceria com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), um projeto de transformação de um vagão plataforma em vagão bobineiro.
O protótipo foi testado pela Arcelor Mittal, companhia siderúrgica cliente da FCA, que utilizará o vagão para o transporte de fios de máquinas e bobinas de aço. A previsão é que até o final de outubro 40 unidades sejam entregues.
Com 14 metros de comprimento e 4,3 metros de altura, o vagão bobineiro possui dois pisos e um sistema de portas que não permite a entrada de água, garantindo o acondicionamento e a conservação da carga. O interior utiliza metalon estrutural, o que possibilita um maior aproveitamento da área interna, aumentando para 18 a capacidade inicial de transporte de 15 bobinas de fios de máquinas.
O projeto faz parte da linha de serviços de revisão e manutenção AMais (AmstedMaxion Assistência e Inteligência em Soluções) que já reformou e adaptou mais de 4,5 mil vagões e componentes ferroviários dentro e fora do Brasil.