A Ferrovias Bandeirantes assinou contrato com a trading ED&F Man para o transporte de 320 por ano até 2010, representando um incremento de 45% no transporte de açúcar feito pela ferrovia em relação ao ano passado. No contrato, está prevista a disponibilização de 88 vagões e quatro locomotivas e a construção de um novo terminal com capacidade para 450 mil toneladas ao ano. A inauguração do terminal, que absorverá a produção de toda a região de Catanduva, interior paulista, será em agosto próximo no município de Santa Adélia (SP), um investimento total de R$ 10 milhões. No setor sucroalcooleiro o modal ferroviário deverá ganhar mais espaço. Na safra 2002/2003, São Paulo produziu 14 milhões de toneladas de açúcar (64% da produção nacional). Desse montante, 8,5 milhões foram exportadas pelo Porto de Santos e apenas 10% foram movimentas por ferrovia. Para 2004, presume-se que as ferrovias transportem 18% do produto exportado por Santos. A perspectiva da Ferroban é transportar 1,2 milhão de toneladas, contra as 720 mil realizadas no ano passado. A Brasil ferrovias integra, através de suas controladoras, a Ferroban, a Ferronorte, Novoeste e Portofer. Um sistema ferroviário com 4.500 quilômetros de linhas que cobrem os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além de servir Goiás e Minas Gerais e, através da hidrovia Tietê-Paraná, Paraguai e Bolívia. A ED&F Man Limited é uma empresa internacional do mercado de açúcar, subsidiária da inglesa ED&F Man Holdings. www.brasilferrovias.com.br