A ALL formalizou a compra de mais 35 locomotivas americanas GE, modelo C30-7. As máquinas chegam ao Brasil a partir do segundo semestre e serão incorporadas à frota brasileira ainda em 2004. Em apenas seis meses, foram 65 novas locomotivas e um investimento de R$ 65 milhões para ampliar a capacidade de escoamento da safra 2004/2005. Somadas às 30 locomotivas adquiridas no final de 2003, elas devem ampliar em até 44% a produção da empresa. Como são as maiores da companhia, a ALL promoverá uma redistribuição das máquinas já alocadas, otimizando os fluxos de transporte de cargas, e concentrando as novas unidades em rotas mais densas e trechos mais longos, como a central do Paraná, entre Apucarana e Curitiba, um dos mais importantes corredores logísticos do país. Outras opções em estudo são os trechos entre Cascavel e Guarapuava e Maringá e Apucarana, além do tronco Sul, percurso entre Curitiba e Porto Alegre, e o abastecimento do Porto do Rio Grande, a partir de Santa Maria. Com maior poder de tração e potência - 3 mil HPs –, as novas máquinas recebem computador de bordo e sistema de navegação e comunicação via satélite, que garantem maior controle e segurança, além de adaptação nos bogies para o trafego em bitola brasileira. As máquinas que chegaram ao Brasil no final de 2003, já passaram por todas as adaptações e entram em operação ainda este mês. "Ao invés de composições com 100 vagões, as C30-7 permitem a formação de trens com até 140 vagões devido à sua maior capacidade de tração" revela Luiz Torelli, gerente de engenharia e manutenção da ALL,. A medida possibilita cumprir o objetivo de elevar a capacidade em trechos de grande densidade.