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COFCO International investe R$ 1,2 bilhão na compra de vagões e locomotivas em operação com a Rumo

A compra de 979 vagões e 23 locomotivas para transportar grãos e açúcar até o terminal da COFCO International no Porto de Santos é um passo significativo para reduzir as emissões de CO2 da logística da empresa
Por Redação em 29 de janeiro de 2025 às 8h00
COFCO International investe R$ 1,2 bilhão na compra de vagões e locomotivas em operação com a Rumo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A COFCO International, uma das maiores empresas globais do agronegócio, anuncia o investimento de R$ 1,2 bilhão na compra de 979 vagões e 23 locomotivas para operação logística, que será realizada pela Rumo. O objetivo da companhia é atender o aumento da demanda no novo terminal do Porto de Santos ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento sustentável da infraestrutura e logística da empresa na busca para alcançar suas metas de descarbonização. 

As locomotivas foram adquiridas da Wabtec, enquanto os vagões são da Greenbrier Maxion. A previsão é de que os equipamentos sejam entregues a partir de março deste ano e toda a frota esteja em operação em 2026.

Os ativos têm a capacidade de transportar até quatro milhões de toneladas de grãos e açúcar da região Centro-Oeste, onde a COFCO possui armazéns e indústria de esmagamento, e do interior de São Paulo, onde a companhia tem quatro usinas de açúcar, para o Terminal Export COFCO (TEC), localizado no STS-11, no Porto de Santos (SP). A expectativa é de que o uso dos vagões, comparado ao transporte dos mesmos volumes por caminhões, ajude a diminuir em cerca de 80% a emissão de CO2 na atmosfera.

De acordo com Fabrício Degani, diretor de logística para a divisão de Grãos e Oleaginosas da COFCO International no Brasil, o investimento em vagões e locomotivas faz parte do plano de expansão da empresa após vencerem o leilão de arrendamento do STS-11, área do Porto de Santos, que recebeu mais de R$ 1 bilhão de reais de investimento para ampliar a capacidade de exportação. "Vamos ampliar em três vezes nossa capacidade e isso traz desafios logísticos. Portanto, optamos por este investimento em ativos ferroviários que possibilitará nosso crescimento de forma sustentável, reforçando nosso compromisso de investir no agronegócio brasileiro e figurando entre os maiores players do setor", explica Degani. Ele ainda destaca que o movimento de negócios está totalmente atrelado à estratégia em reduzir emissões e alcançar as metas da companhia, aprovadas pelo Science Based Targets initiative (SBTi) de emissões relacionadas ao uso de terra e remoções associadas a fluxos de bioenergia, com base na pegada global atual da COFCO International.

Segundo Eudis Furtado, vice-presidente Comercial da Rumo, essa parceria demonstra a confiança de uma relação robusta entre ambas as empresas. "A COFCO já é uma parceira comercial importante para a Rumo. Agora, a partir desse inédito contrato no transporte de grãos e açúcar, juntas, conseguiremos expandir a nossa participação dentro do porto de Santos, que é o mais importante do país. Além disso, estamos contribuindo para otimizar a logística nacional e diminuir o custo Brasil", comemora.  

Paralelamente a esse movimento, a Rumo vem fazendo diversos investimentos para aumentar sua capacidade via porto de Santos, como a ferrovia Norte-Sul, ferrovia de Mato Grosso, as obras da Malha Paulista e o terminal no Porto de Santos. "A integração de todos esses investimentos da Rumo eleva a produtividade do corredor Santos, o principal e mais competitivo para o escoamento do agronegócio brasileiro, tanto para a exportação de grãos, bem como de fertilizantes e açúcar. Adicionalmente a isso, vai proporcionar crescimento para o Brasil, com soluções mais competitivas e um melhor nível de serviço aos nossos clientes", finaliza Furtado.

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