A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou a conclusão do Trecho 2 da Ferrovia Transnordestina, ligando Paes Landim a Paulistana, no Piauí, e Missão Velha a Acopiara, no Ceará. Com 358 km de extensão, o segmento foi entregue antes do prazo contratual de dezembro de 2024, somando 682 km finalizados, equivalente a 63,2% da ferrovia projetada.
A Transnordestina, que deve entrar em operação teste em 2025, é estratégica para atender demandas logísticas do agronegócio e da indústria mineral, oferecendo capacidade para 32,5 toneladas por eixo e velocidades de até 80 km/h.
Impacto logístico e econômico
Quando concluída, a ferrovia conectará Eliseu Martins (PI) ao Porto de Pecém (CE), fortalecendo o corredor logístico do Nordeste e ampliando a competitividade das exportações brasileiras. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou o impacto na economia estadual, especialmente na região sul, rica em recursos minerais e agrícolas.
“O plano atual avança no Ceará, com previsão de uma nova etapa no Piauí. Esse projeto é fundamental para integrar o estado ao mercado nacional e internacional”, afirmou Fonteles. Ele destacou ainda o crédito de R$ 3,6 bilhões aprovado para a conclusão da Fase 1 da ferrovia até 2027.
Expansões futuras
Governadores da região, como João Azevêdo, da Paraíba, também veem a Transnordestina como oportunidade de expansão ferroviária. Ele sugeriu a revitalização de linhas para conectar o Porto de Cabedelo ao Porto de Suape, em Recife (PE), integrando o estado ao corredor logístico.
Perspectivas de finalização
A Fase 1 deve ser concluída até 2027 e a Fase 2 até 2029. A conclusão integral da Transnordestina deve impulsionar o transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minérios, consolidando a ferrovia como pilar do desenvolvimento regional e da competitividade brasileira no comércio exterior.