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Multilog realiza operação de transporte do primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô

Logística integrada envolve carregamento, transporte e armazenamento alfandegado da composição de trens
Por Redação em 14 de outubro de 2024 às 7h04
Multilog realiza operação de transporte do primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô
Foto: Divulgação/Multilog
Foto: Divulgação/Multilog

A Multilog realizou no início deste mês o transporte da primeira composição de trens da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, em operação que conectou o Porto de Santos ao Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA) da empresa, localizado também em Santos (SP). A operação foi contratada pela BYD, fabricante da composição.

A operação envolveu o carregamento da composição no Porto de Santos, o transporte rodoviário até o CLIA e o armazenamento alfandegado. A Multilog também atuou na liberação da carga junto aos órgãos competentes, como o Ministério da Agricultura (MAPA) e a Receita Federal. 

Djalma Vilela, presidente da Multilog, destacou a complexidade da operação e o papel estratégico da empresa no transporte de cargas que excedem dimensões convencionais. “Foi uma operação complexa, e cujo sucesso confirma a nossa expertise na logística de cargas que necessitam de manuseio especial, como os trens”, afirmou Vilela. A operação envolveu a utilização de guindastes e carretas especiais, com o objetivo de garantir a segurança do transporte.

Para o transbordo da carga do modal marítimo para o rodoviário, foi utilizado um guindaste MHC Mobile Harbour Crane. Ao todo, oito carretas foram mobilizadas, sendo cinco delas do tipo prancha rebaixada, destinadas ao transporte dos trens, e três para as caixas com acessórios.

A operação dentro do CLIA contou com o uso de uma empilhadeira de grande porte, do tipo Reach Stacker, com capacidade de até 45 toneladas. Cerca de 10 profissionais participaram da operação, incluindo operadores de empilhadeiras, motoristas e supervisores, além de técnicos da BYD que acompanharam o processo.

Djalma Vilela ressaltou que a segurança foi um ponto central durante toda a operação. “Utilizamos carretas certificadas e todos os equipamentos foram testados e homologados”, explicou.

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