A Vale e a Wabtec Corporation anunciaram um acordo para a gestão de desempenho das locomotivas EVO na Estrada de Ferro Carajás (EFC). Com um investimento de R$ 1,77 bilhão nos próximos dez anos, a parceria visa aumentar a disponibilidade e confiabilidade das locomotivas por meio de manutenção preventiva e corretiva.
Carlos Medeiros, Vice-presidente de Operações da Vale, destacou que a parceria estabelece novos padrões de confiabilidade e segurança para as operações ferroviárias da EFC. A Wabtec analisará dados de desempenho dos últimos três anos e monitorará 5 mil parâmetros das locomotivas EVO, enviando informações em tempo real para o Centro de Monitoramento nos Estados Unidos. O objetivo é melhorar o desempenho e otimizar os ciclos de manutenção, reduzindo falhas e reboques.
Danilo Miyasato, Presidente e Líder Regional da Wabtec Latam, ressaltou a expertise da empresa em contratos de MSA, que otimiza a confiabilidade e disponibilidade das locomotivas, promovendo crescimento sustentável e eficiente.
Impacto Econômico e Geração de Empregos em São Luís
O acordo inclui a geração de empregos especializados em São Luís, contribuindo para a economia local e fortalecendo a infraestrutura regional. Serão realizados programas de treinamento para capacitar a equipe da Vale na manutenção e operação das locomotivas com alta eficiência.
A iniciativa também se alinha ao Programa Partilhar da Vale, que incentiva o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. A Wabtec, por meio do grupo Voluntec, também desenvolverá programas sociais nas áreas de atuação do contrato.
Parceria de Longa Data e Inovações
Vale e Wabtec mantêm uma parceria de quase três décadas, fornecendo materiais e componentes para a EFC, que percorre 28 municípios do Pará e Maranhão. Em 2023, as empresas anunciaram a compra de três locomotivas a bateria FLXdrive para a EFC, em um passo rumo à descarbonização.
Dados sobre a EFC
- Extensão: Cerca de 1.000 km, ligando Parauapebas (PA) a São Luís (MA).
- Capacidade: 240 milhões de toneladas por ano.
- Frota: 300 locomotivas e cerca de 24 mil vagões.
- Tráfego diário: Média de 22 pares de trem.
- Segurança: Classificada como a ferrovia mais segura do Brasil pela ANTT.