O consórcio formado pelas construtoras Barbosa Mello e Cotrin está finalizando um projeto de modernização da malha ferroviária paulista. Ao longo de um ano e meio, mais de 100 km de linha férrea entre Itu e Cotia foram renovados. O projeto, sob a concessão da Rumo, teve início em outubro de 2022 e está previsto para ser concluído em julho deste ano, totalizando 104 km.
Substituição de Dormentes
Durante o projeto, mais de 190 mil dormentes de madeira foram trocados por estruturas de concreto, visando aumentar a estabilidade e a segurança da ferrovia. Essa atualização também contribui para a melhoria do tráfego, possibilitando um aumento na velocidade média dos trens de 40 km/h para 60 km/h.
Desafios Operacionais
Felipe Paranhos, gerente de Contratos da CBM, destacou os desafios enfrentados durante o projeto devido às limitadas janelas de trabalho. Com apenas duas por semana, cada uma com 8 horas de duração, a excelência operacional foi fundamental para aumentar a produtividade e garantir maiores metragens por janela.
Aumento da Produtividade e Segurança
Embora a previsão contratual fosse executar em média 440 metros a cada janela, o consórcio alcançou uma média de 719 metros, representando um aumento de mais de 60% em termos de produtividade. Além disso, durante todo o período de obras, não foram registrados acidentes com os trabalhadores dedicados, ressaltando o compromisso com a segurança.