No decorrer de 2023, a VLI quebrou seu recorde histórico de transporte ferroviário no Corredor Norte, movimentando um total de 14,5 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil). Esse resultado supera o anterior, registrado em 2022, que alcançou 14,1 bilhões de TKU. Além disso, a companhia também registrou a maior movimentação histórica no Terminal Portuário de São Luís, com um total de 5,6 milhões de toneladas, em comparação com os 5,4 milhões do ano anterior.
"A conquista desses recordes é resultado do nosso foco em atender às demandas dos clientes, planejamento operacional e estabilidade, juntamente com os investimentos recentes que ampliaram nossa capacidade de transporte. Esses resultados refletem o compromisso da VLI em oferecer o nível de serviço desejado pelos nossos clientes", afirmou Alessandro Gama, diretor-executivo de Operações da VLI.
O Corredor Norte atende uma variedade de segmentos, incluindo agronegócio, mineração, celulose e combustíveis. Abrange áreas produtoras importantes do Brasil, como o Matopiba e os Estados de Mato Grosso, Pará e Goiás. Sua estrutura inclui o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlada pela VLI, e a Estrada de Ferro Carajás, utilizada pela VLI para acessar o sistema portuário de São Luís. O corredor também possui três terminais integradores estrategicamente posicionados em Palmeirante e Porto Nacional, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão, que realizam o transbordo das cargas dos caminhões para as ferrovias e oferecem capacidade de armazenagem aos produtores.
No ano de 2023, a VLI iniciou a operação de transporte de fertilizantes no Corredor Norte em parceria com a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi). Esse projeto resultou de investimentos conjuntos que totalizaram mais de R$ 400 milhões e possui capacidade para movimentar 1,5 milhão de toneladas por ano.
Além disso, a VLI investiu em material rodante para aumentar sua capacidade de transporte de carga no corredor. No segundo semestre do último ano, a companhia anunciou a compra de 168 vagões Hopper HTT e três locomotivas, em um negócio avaliado em aproximadamente R$ 200 milhões. Esses investimentos visam fortalecer as operações da VLI e contribuir para a expansão de sua capacidade de transporte em diferentes segmentos industriais.