A VLI, empresa especializada em soluções logísticas que engloba terminais, ferrovias e portos, obteve a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para operar como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C) em território nacional. Essa autorização concede à empresa o poder de negociar contratos operacionais específicos (COEs) com outros participantes, permitindo-lhes acessar trechos ferroviários para o transporte de cargas por compartilhamento e ampliando suas atividades no setor.
"Como ATF, a VLI está atenta às oportunidades e às novas regulamentações. Com este novo status, a empresa poderá acessar cargas e operar fluxos independentemente de suas malhas ferroviárias concedidas", declara Silvana Alcantara, diretora-executiva de Relações Institucionais e Regulatório da VLI.
A promulgação da Lei das Ferrovias (Lei 14.273/2021), em vigor desde fevereiro de 2022, trouxe mudanças significativas para o cenário ferroviário nacional, introduzindo o conceito de ATF-C. A nova legislação busca abrir o mercado ferroviário, ampliando o sistema por meio de alternativas regulatórias e estimulando a competitividade nos serviços oferecidos pelas ferrovias brasileiras.
Sob o novo modelo de transporte ferroviário de cargas, a prestação do serviço ocorre de maneira independente da exploração da infraestrutura ferroviária. Diante desse cenário, a VLI, visando agregar ainda mais valor aos seus clientes, solicitou autorização ao Registro Nacional do Agente Transportador Ferroviário de Cargas (Renafer-C) para atuar como ATF. A aprovação foi concedida durante uma reunião deliberativa da ANTT, consolidando a expansão e a diversificação das atividades da empresa no mercado nacional de transporte ferroviário de cargas.
LEIA TAMBÉM: