A VLI expandiu seu projeto de condução semiautônoma Leader para os corredores Sudeste e Leste, na Ferrovia Centro-Atlântica. O projeto já contava com 51 locomotivas com a tecnologia de assistente de condução no Corredor Norte do país desde o segundo semestre de 2022, e agora ganha mais 110 locomotivas no Corredor Sudeste e 29 no Leste, totalizando 190 locomotivas semiautônomas.
Por meio do software do projeto, o maquinista pode habilitar a condução semiautônoma quando o trem atinge velocidade superior a 8 km/hora. O gerente-geral de engenharia, desenvolvimento e tecnologia operacional da VLI, Cesar Toniolo, ressalta que o Leader integra a estratégia de descarbonização da empresa: "Esta tecnologia permite a identificação de fatores operacionais que habilitam a sua condução de forma mais eficiente, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis".
Ele afirma que é estimada uma economia de combustível em 7% nos Corredores Leste e Sudeste e de 3,5% no Corredor Norte. A expectativa é de que estas metas já possam ser alcançadas em 2024, a partir do aperfeiçoamento contínuo da tecnologia. "O programa passou por adaptações para as especificidades da ferrovia da companhia e a cada teste são feitas melhorias contínuas no sistema, para cada aprimorá-lo sempre mais. O projeto está em fase de validação e adaptação à realidade operacional da VLI", explica.
Cesar também explica que, mesmo com a operação semiautônoma, o maquinista segue sendo essencial na operação do trem, e é responsável por supervisionar a operação do assistente e retomar o controle quando necessário. "Cabe a ele assumir o controle do trem em caso de qualquer variável não planejada durante a circulação da composição, garantindo a segurança do sistema ferroviário, bem como executando os procedimentos operacionais de parada ou alertas da passagem do trem", afirma Cesar.
Nesta primeira etapa de implantação, a previsão é de que o sistema seja instalado em 226 locomotivas responsáveis pelos principais fluxos da VLI, dentro dos Corredores Norte, Leste e Sudeste. O Leader ainda viabilizará a redução de desgaste de material rodante e o aumento da segurança nas operações ferroviárias.
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