A VLI registrou aumento em 18% no volume de cargas transportado pela Ferrovia Norte-Sul (FNS), que é considerado um importante corredor para escoamento da produção do agronegócio brasileiro através do sistema portuário de São Luís (MA). A movimentação subiu de 12,7 milhões de toneladas em 2021 para cerca de 15 milhões de toneladas em 2022.
A VLI é responsável pela concessão do tramo norte da FNS e atende aos clientes da região, com cargas como grãos, combustíveis, minerais e celulose.
“A estabilidade operacional permite o crescimento dos volumes movimentados no Corredor Norte ano a ano, o que também demonstra a confiança dos clientes da VLI nos serviços que ofertamos por meio do nosso sistema logístico integrado”, afirma o diretor de Operações do corredor, Daniel Schaffazick.
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Com capacidade de movimentar 600 mil toneladas por ano, em especial soja e milho provenientes do Maranhão, Pará e Piauí, um dos destaques de 2022 no corredor logístico foi a entrada em operação do Terminal Integrador de Porto Franco (TIPF) no Maranhão.
Expectativas para 2023
Para este ano, a empresa avalia com boas perspectivas as safras de soja e milho e a inauguração oficial do novo corredor de fertilizantes do Arco Norte brasileiro, fruto de uma parceria entre a VLI e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi). A operação liga o terminal da Copi, no Maranhão, ao Terminal Integrador de Palmeirante, da VLI, no Tocantins.
Para o projeto, a empresa investiu R$ 200 milhões, com capacidade inicial de movimentação de 1,5 milhão de toneladas ao ano. A partir do Terminal de Palmeirante, os insumos atenderão aos produtores situados numa área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.