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FS e VLI iniciam transporte de etanol de milho para o Porto de Itaqui

Produto tem origem e inicia a nova rota no Porto Nacional, no estado do Tocantins
Por Redação em 15 de dezembro de 2022 às 10h07
FS e VLI iniciam transporte de etanol de milho para o Porto de Itaqui

A produtora de etanol FS e a VLI divulgam que estruturam uma operação piloto que inaugurou uma rota para o embarque de etanol de milho. Ao todo, foram 870 m³ de combustível que saíram do Porto Nacional, em Tocantins, para o Porto de Itaqui, no Maranhão. Dessa forma, a FS divulga que acessa uma parte da Região Nordeste onde, até então, não chegava, com a possibilidade de atender a região no período de entressafra, quando há escassez do produto.

O objetivo, de acordo com a produtora de etanol, é diversificar o portfólio da companhia e construir relacionamentos. O uso do modal também está, segundo a companhia, relacionado à visão de se tornar o maior produtor de combustível carbono negativo do mundo.

“Essa operação reforça nossa posição como player de atuação nacional, com capacidade de atendimento dos clientes em todas as regiões do país”, comenta o diretor comercial de Etanol e Energia da FS, Paulo Trucco.

Leia mais: VLI inicia operação em novo corredor de fertilizantes da FCA

Já a VLI anuncia que essa foi a sua primeira operação de transporte de etanol de milho realizada em direção ao Porto de Itaqui. Vale lembrar que a companhia realiza o transporte de combustíveis pelo modal ferroviário no corredor Centro-Norte, sendo responsável por parte do abastecimento do mercado tocantinense.

“A operação é multimodal e envolve o transporte do combustível por rodovias de Sorriso (MT) a Porto Nacional, de onde inicia-se o transporte ferroviário até o Porto de Itaqui (MA). Em geral, o etanol de milho tende a ser consumido nas regiões sudeste e sul, mas conseguimos, junto ao cliente, viabilizar este transporte pelo corredor Centro-Norte de forma segura, ágil e eficiente”, afirma o gerente Comercial de Combustíveis na VLI, João Carlos Souza.

Malha

Operado pela VLI, o corredor Centro-Norte é um canal de escoamento do agronegócio brasileiro em direção aos portos do sistema norte. Números da operadora logística apontam que no primeiro semestre deste ano a movimentação de cargas no corredor aumentou 7% em relação ao mesmo período de 2021, alcançando 6,6 milhões de toneladas. Soja, milho, celulose e combustíveis estão entre os principais produtos transportados.

 

 

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