A Rumo, em conjunto com a prefeitura de Araraquara e com o objetivo de resgatar a memória ferroviária, desenvolveu uma locomotiva em homenagem à Estrada de Ferro Araraquara (EFA).
Fundada em 1895, a EFA marcou a representatividade do modal no desenvolvimento dos municípios no transporte de cargas e passageiros. Foram pouco mais de 70 anos de existência e uma história que permitiu o desenvolvimento por cerca de 400 quilômetros de extensão no noroeste paulista até as margens do Rio Paraná, divisa com Mato Grosso do Sul.
Com uma pintura que remete aos modelos GP-9 e GP-18, que começaram a rodar pelos trilhos da EFA entre 1958 e 1960, a locomotiva passará integrar a frota de mais de 1.200 locomotivas da companhia que operam em nove estados do país. A locomotiva-tributo irá circular nas malhas Norte e Paulista, que conectam o estado de Mato Grosso até o Porto de Santos (SP), em um trecho com mais de 1.600 quilômetros de ferrovia.
A empresa informa que mobilizou 15 profissionais para trabalhar diretamente na remodelagem da locomotiva – um modelo C44-9W originária da Ferronorte. Foram utilizados 50 litros de tinta, com os serviços de pintura e acabamento se estendendo por 30 dias.
De acordo com o gerente de Relação Governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino De Stéfani, o engajamento dos colaboradores e a paixão pela ferrovia foram fundamentais para tirar o projeto do papel. “Araraquara é uma cidade que respira ferrovia e temos aqui diversos profissionais que seguiram essa carreira por influência dos avós, tios e pais. São diversas gerações movidas por essa paixão. Nada mais justo do que fazer essa homenagem no mês em que o município celebra seus 205 anos.”