A VLI iniciou neste mês de agosto os primeiros testes operacionais do polo de fertilizantes no Terminal Integrador de Palmeirante, no estado do Tocantins. A implantação da estrutura teve início no segundo semestre de 2021 e conta com a participação da Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), que é responsável pela construção e operações no terminal.
Segundo a VLI, o polo de fertilizantes é de relevância estratégica na movimentação de cargas no chamado Arco Norte do país, considerado a nova fronteira agrícola nacional.
A estrutura, que está com 70% das obras concluídas, conta com uma pera ferroviária, vias férreas, moega de descarga e armazenagem com capacidade para 60 mil toneladas. O transporte de fertilizantes do Porto de São Luís a Palmeirante (TO) abastecerá o Tocantins, a região nordeste do Mato Grosso, Pará e Piauí.
De acordo com o gerente geral Comercial de Agroindústria e Líquidos da VLI, Gabriel Fonseca, o projeto traz diversos benefícios ao estado. “O novo corredor de fertilizantes possui a capacidade de abastecer uma região altamente produtiva, além de ser uma semente para o desenvolvimento de um polo industrial.”