A VLI estabeleceu um novo contrato com a Viena Siderúrgica que prevê a movimentação de 720 mil toneladas de ferro-gusa com destino à exportação ao longo do biênio 2022/2023. A rota tem como ponto de origem um entreposto localizado em Açailândia (MA) e é integralmente realizado por meio da malha ferroviária da Estrada de Ferro Carajás (EFC). O ferro-gusa será transportado até o Terminal Portuário de São Luís (TPSL), por onde se dará o processo de embarque à exportação.
“Temos uma parceria de longa data com o cliente e a extensão deste compromisso evidencia a eficiência proporcionada pela integração de modais para conectar a produção nacional e o mercado internacional”, afirma o gerente comercial da VLI, André do Carmo.
A Viena é produtora de ferro-gusa, com capacidade para produzir 600 mil t por ano nas suas operações. Com presença no mercado externo, a matéria-prima produzida no Maranhão e em Minas Gerais é exportada principalmente para os Estados Unidos, além da Ásia e Europa.
Produto imediato da redução do minério de ferro, o ferro-gusa é utilizado na produção de aço. O modal ferroviário é aplicado, segundo as empresas, devido à operacionalidade. Isso porque, um vagão graneleiro, por exemplo, comporta, em média, mais de 70 t enquanto um caminhão bitrem carrega aproximadamente 36 t.