A VLI, empresa logística que opera ferrovias, portos e terminais, administradora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), assinaram na primeira quinzena de janeiro um Memorando de Entendimento (MOU) que ratifica a intenção de ambas as companhias em ampliar o escopo de trabalho, de forma conjunta, no estado da Bahia.
A meta com o acordo é que a VLI e a Codeba unam esforços para realizarem estudos de viabilidade para prospectar negócios que possam agregar aos volumes que já são realizados pela operadora logística com destino aos portos baianos.
“A parceria nasce da dedicação em ampliar ainda mais a matriz de cargas local e reforça o compromisso da companhia em desenvolver os setores produtivos na Região Nordeste com foco nos fluxos destinados ao litoral baiano”, afirma o gerente-geral comercial da VLI, Aroldo Cecílio.
Já a diretora da Diretoria Empresarial e Relação com o Mercado da VLI, Ana Paula Calhau, diz que esse momento é importante para o setor de logística. “Nós trabalhamos todo o ano de 2021 visando essa parceria no sentido de incrementar ainda mais o número de cargas e receitas operadas nos portos organizados da Codeba.”
O memorando é o mais recente avanço de um acordo que já vem se consolidando. A VLI e a Codeba estiveram reunidas em setembro de 2021 para debater o cenário logístico do estado e discutir novas formas de parceria para atender aos setores produtivos locais.
O corredor Minas-Bahia, ramal logístico operado pela VLI que viabiliza o fluxo de insumos até o litoral baiano, atua como rota de escoamento para os setores produtivos em razão de uma característica, a vocação para o transporte de cargas gerais. O ramal conta com movimentações regulares de derivados de petróleo, cal, químicos, minério de ferro, minério de cromo, minério de magnesita (com destino ao Porto de Aratu e Minas Gerais), cimento (com destino ao Porto de Aratu) e contêineres. No estado da Bahia, os municípios de Alagoinhas, Castro Alves, Iaçu, Licínio de Almeida, Camaçari, Brumado, Campo Formoso, Candeias (com acesso direto ao Porto de Aratu), Pojuca e Itiúba integram o mapa ferroviário regional e atuam como pontos de carga e descarga de produtos.