A Brado Logística acaba de adquirir três novas locomotivas de bitola larga junto à GE Transportation. Os equipamentos, do modelo AC44i, serão utilizados nos trechos entre Araraquara (SP) e Rondonópolis (MT), em movimentações internas, e Araraquara e Santos (SP), com cargas de exportação. Com a aquisição, a frota da Brado passa a contar com 16 locomotivas, sendo 11 de bitola larga e cinco de bitola estreita.
Com mais de 60 tipos de produtos transportados, a frota adicional visa otimizar os fluxos e as projeções comerciais entre o Centro-Oeste e o Sudeste do país. Todos os dias, um trem com 50 vagões e 100 contêineres, em média, sai do terminal da Brado em Rondonópolis.
“Nosso planejamento permite um round-trip em que os contêineres nunca rodam sem cargas”, afirma o diretor Comercial e de Operação da Brado, Marcelo Saraiva. “Descemos de Rondonópolis para Araraquara com commodities agrícolas e retornamos com produtos industrializados.”
A locomotiva AC44i conta com motor GE FDL de 16 cilindros que entrega uma potência de 4.500 hp e tração de corrente alternada (AC). Esse tipo de maquinário possibilita um controle de deslocamento muito mais fino do que o de motor de corrente contínua (DC), evitando que as rodas patinem por conta do esforço excessivo durante o transporte, situação rotineira em trechos com fortes aclives e declives.
Para atender às demandas do comércio exterior, as locomotivas que irão se deslocar entre Araraquara e Santos estão integradas ao novo desenho operacional do terminal para 2019. Com a utilização de pórticos elétricos, a Brado está otimizando a movimentação multimodal de contêineres na carga e descarga do trem, facilitando o posicionamento para estufagens internas de açúcar e celulose.
“As operações de açúcar e celulose representam 100% das cargas do terminal de Araraquara nesta época”, conta Saraiva. “Com a ampliação da frota certamente teremos um crescimento significativo na operação com a entrada de novos produtos no próximo ano.”