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VLI computa crescimento na movimentação no tramo norte da FNS

Até outubro deste ano companhia transportou 5,9 milhões de toneladas de grãos
Por Redação em 27 de novembro de 2018 às 9h14

A VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos e controladora do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), informa que já movimentou até outubro deste ano mais de 5,9 milhões de toneladas de grãos pela FNS. Vale lembrar que em 2017 o volume transportado nos dez primeiros meses do ano foi de 5,87 milhões de t.

Com destino aos terminais localizados no Porto de Itaqui, no litoral do Maranhão, a ferrovia contribui de maneira mais eficiente para o transporte de cargas de soja, milho e farelo oriundas do leste e nordeste do Mato Grosso, sul do Pará e da nova fronteira agrícola, o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Os mais de 700 quilômetros da FNS entre Porto Nacional (TO) e Açailândia (MA) conectam-se à Estrada de Ferro Carajás formando uma conexão entre as áreas produtoras e o mercado externo. Conectados aos trilhos da FNS, a VLI dispõe de terminais integradores, que recebem cargas do modal rodoviário e transferem tudo para a ferrovia. O terminal de Porto Nacional, por exemplo, já alcançou novo recorde na movimentação anual. Ao todo, foram mais de 1,5 milhão de toneladas de soja e milho até outubro deste ano, o que representa um volume mais de 50% superior ao total do ano passado.

Além dessa unidade, a VLI conta com o Terminal de Palmeirante, também no Tocantins. Os dois empreendimentos inaugurados em 2016 contam com capacidade para movimentar 6 milhões de t por ano. “Nos últimos anos a VLI capacitou a Ferrovia Norte-Sul para dar suporte ao crescimento do agronegócio na nova fronteira agrícola do país. Investimos cerca de R$ 1,7 bilhão na construção de dois terminais, melhorias na ferrovia, aquisição de locomotivas e vagões e construção de uma nova oficina de manutenção”, explica o diretor de Operações Ferroviárias, Gustavo Serrão.

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